Consumo diário de água

O corpo de um ser humano é formado por 60% a 70% de água. Ou seja uma pessoa média com 70 kg de peso corporal é formada por 42 a 49 litros de água. A perda de água corporal que leva uma pessoa à óbito é aproximadamente de 25%. Isso representa uma perda estimada de 10 a 12 litros de água. O ritmo de perda de água que leva um individuo à desidratação depende principalmente da atividade física e também de outros fatores tais como a urina, as fezes e a respiração.

Em condições normais, sem esforço físico, o consumo de água de uma pessoa varia em função do seu peso. Uma pessoa deve ingerir idealmente 35 ml de água por kg de peso e no mínimo 25 ml. Ou seja, uma pessoa com 70 kg de peso corporal deve ingerir idealmente 2,5 litros (70×35) de água por dia e no mínimo 1,75 litros (70×25). O consumo tem como origem a ingestão direta de água ou de líquidos e a água presente nos alimentos. Com esses parâmetros e considerando uma perda de água média de 2,5 litros por dia, é possível estimar o tempo de sobrevivência sem água de uma pessoa de 70 kg a 4 dias. Por esse motivo, caso você se encontre perdido na natureza e sem água, você deverá poupar seus esforços e respiração para limitar a velocidade da sua desidratação e coletar qualquer volume de água que encontrar disponível: chuva, condensação, orvalho, entre outras técnicas.

Hidratação nas aventuras

O aventureiro deve sempre carregar água em quantidade suficiente entre cada ponto de abastecimento.

Como regra básica numa trilha de um dia, sem pernoite, considere hidratar-se bem antes de iniciar a trilha e carregue no mínimo 1500 a 2100 ml de água, reservando, 1/3 de água para a ida, 1/3 para a volta e 1/3 como reserva.

Um bom kit de hidratação tem equipamentos diversos que permitem coletar, armazenar, filtrar, purificar, transportar e realizar uma reserva de água, se necessário.

Kit de hidratação

A seguir segue uma lista indicativa de objetos que poderão ser incluídos na mochila de aventura.

  1. Cantil militar de alumínio de 900 ml (1 ou 2) com caneco de 600 ml e estojo de transporte (coleta, transporte e fervura).
  2. Garrafa PET sólida transparente com 0,5 a 1 litro de água.
  3. Saco estanque de 10 litros (para realizar uma reserva emergencial de água).
  4. Hidrosteril (purificação).
  5. Saco de lixo (coleta).
  6. Bandana (filtragem, coleta).
  7. Lenços de papel (filtragem).
  8. Tubo de borracha (coleta).

kit hidratação

Técnicas de racionamento da água

Caso você esteja perdido e sem fonte abundante de água, não coma e não consuma água durante as 24 horas, para acostumar seu corpo à falta de água. Após as primeiras 24 horas, racione sua reserva de água consumindo no mínimo 500 ml por dia em 10 tomadas de 50 ml, a cada 2 horas, quando você não estiver dormindo.

Caso esteja perdido com muita pouca água (500 ml por exemplo), o racionamento pode ser reduzido para 250 ml por dia em 5 tomadas de 50 ml a cada 4 horas.

Equipamentos Recomendados

Última atualização: 31 de maio de 2021

Print Friendly, PDF & Email