Como acampar na natureza?

A melhor forma de acampar na natureza depende diretamente do local e do contexto no qual você pretende acampar.

Existem basicamente cinco formas de pernoitar em ambientes naturais: o bivaque, a rede de dormir, a barraca de acampamento, em abrigo dedicado (construção) e o abrigo emergencial.

Bivaque

O bivaque consiste em descansar deitado no chão, num saco de bivaque impermeável. Nessa configuração, você irá precisar de um saco de bivaque e/ou de dormir e um isolante térmico. Essa configuração só deve ser usada no verão ou quando não existe possibilidade de pernoitar em rede ou em barraca. Não é uma configuração aconselhável, porém, você poderá optar por ela no verão na areia da praia.

Saco de dormir

Saco de emergência

Isolante térmico

Rede de dormir

Pernoitar em rede consiste em pendurar uma rede de dormir entre duas arvores (com o sem teto de lona). As vantagens dessa configuração é o peso reduzido da configuração e o conforto. As desvantagens da configuração é a necessidade de encontrar arvores e a maior exposição ao vento, à chuva, aos insetos e aos eventuais animais predadores da região. É uma configuração basicamente militar e de mata fechada.

Barraca de acampamento

Pernoitar em barraca é a forma aconselhável por vários motivos. Primeiro, porque você ficará isolado do vento, da chuva, dos insetos e dos animais predadores noturnos. Segundo porque nessa configuração, você terá todos os seus equipamentos dentro da barraca, podendo: iluminar-se, ler, escrever sua aventura, escutar música, assistir um filme num tablet, colocar os equipamentos eletrônicos para carregar no powerbank, e dormir com sua faca e facão à proximidade da sua mão. É portanto, a forma mais segura e confortável de descansar na natureza. A desvantagem é o peso da configuração que inclui: barraca, isolante térmico, saco de dormir, lona e colchão inflável.

Barraca 1 pessoa (ou casal) Barraca 2 a 3 pessoas

Abrigo de montanha

Se você optar por acampar em abrigo (construção) o uso de uma barraca, se possível, permitirá isolar-se dos insetos e ter maior conforto durante o descanso.

Abrigo emergencial

Existem várias técnicas de construção de um abrigo emergencial. A técnica adequada vai depender do tipo de equipamentos que você carregar para sua segurança: barraca de sobrevivência, cobertor emergencial, saco de bivaque, lona, cordeletes, etc. Caso você se encontre perdido na natureza, sem intenção de pernoitar no local, você deve aceitar a situação e dedicar a última hora do dia para preparar seu acampamento de fortuna, caso o risco de hipotermia represente uma ameaça.

Kit de Acampamento

Os equipamentos de acampamento (barraca, isolante térmico, lona e saco de dormir) são os mais pesados e voluminosos na mochila. As vezes, dependendo do clima e das condições da aventura pode ser interessante planejar outra forma de acampamento (rede de dormir).
A seguir segue uma lista indicativa de objetos que poderão ser incluídos na mochila de aventura.

  1. Barraca de acampamento ou de sobrevivência.
  2. Cordeletes e pregos grandes para reforçar a fixação da barraca.
  3. Lona, toldo ou tarp.
  4. Saco de bivaque e/ou de dormir.
  5. Lenço para saco de dormir e/ou cobertor emergencial.
  6. Isolante Térmico
  7. Rede de dormir
  8. Colchão e travesseiro inflável.
  9. Lampião com pilhas.
Print Friendly, PDF & Email