Como comunicar quando não existe cobertura contínua de rede celular?

Quando não existe cobertura contínua de rede celular, a melhor forma de comunicar é com rádio, walkie talkie ou enviando torpedos para familiares indicando a última posição e instruções emergenciais, se necessário. Assim que você passar por um local com cobertura, o seu celular irá enviar automaticamente o torpedo.

Na montanha, quanto maior for a altitude na qual você estiver maior será sua cobertura de celular, mesmo em áreas remotas.

Autonomia energética na natureza

Você pode garantir ou maximizar sua autonomia energética adotando equipamentos e comportamentos específicos.

Com relação aos equipamentos, dois equipamentos essenciais podem garantir sua autonomia energética: um carregador portátil (powerbank) de no mínimo 20000 mAh (idealmente 30000 mAh) e um carregador solar portátil de no mínimo 20 watts.

Com esses dois equipamentos, você pode acumular energia no powerbank durante o dia (o carregador solar pode ser carregado aberto, por cima da mochila de trilha) e carregar seus equipamentos eletrônicos a noite.

Qualquer eletrônico que seja carregado com 5 volts pode ser carregado num powerbank. Isso inclui celular, smartfone, tablet, rádio, walkie talkies, lanterna USB, caixinha de som, câmera fotográfica ou filmadora, GPS, relógio inteligente, entre outros.

Com relação aos comportamentos, é recomendável desativar todos os recursos que consomem inutilmente a bateria do seu celular como Wifi, Bluetooth entre outros serviços, colocar o celular em modo de economia de energia e avaliar se não é mais proveitoso carregar uma câmera fotográfica e filmadora para fazer fotos e videos.

Equipamentos de comunicação

A seguir segue uma lista indicativa de objetos que poderão ser incluídos na mochila de aventura.

  1. Celular com GPS.
  2. Carregador (bateria extra potente) com saída de no mínimo 2A e no mínimo 20000 mAh de capacidade.
  3. Rádio VHF.
  4. Walkie Talkies.
  5. Carregador solar portátil com potência de no mínimo 20 watts (compra internacional).

Equipamentos recomendados

Carregador solar Big Blue 28 watts.

Última atualização: 31 de Maio de 2021.

Print Friendly, PDF & Email