Você já pensou em carregar na mochila um kit de sobrevivência único e perfeito que permita fazer frente a qualquer situação emergencial em ambiente natural ou urbano? Existe um conteúdo perfeito para um kit de sobrevivência? Se sim, qual seria esse conteúdo?

O que é um kit de sobrevivência?

Um “kit de sobrevivência” é um conjunto de equipamentos que são usados em caso de emergência. Um erro comum consiste em pensar que um kit de sobrevivência deve ter um conteúdo padronizado e deve ser muito leve para poder ser carregado sempre por todas as partes. Em realidade, o conteúdo do kit vai depender do tipo de aventura que você pretende fazer na natureza ou do tipo de contexto no qual você irá se encontrar.

Os 5 Cs da sobrevivência

Os 16 principais conceitos da sobrevivência

Em que situações você pretende usar o kit de sobrevivência?

Essa pergunta, é fundamental. Você precisa definir as situações emergenciais nas quais você irá usar o kit de sobrevivência. Um kit de sobrevivência para riscos urbanos e catastróficos (acidente de carro, incêndio, explosão, catástrofe natural, crise social,…) será muito diferente de um kit de sobrevivência para aventuras na selva amazônica ou na montanha. Por isso, é necessário que você realize o planejamento da sua aventura e avalie todos os riscos para poder preparar um kit que seja adaptado e eficaz. Obviamente numerosos riscos são omnipresentes tais como o risco de hipotermia ou o risco de desidratação. Por isso, é comum preparar kits com conteúdos semelhantes, mas raramente idênticos para aventuras ou atividades diferentes.

Organização do kit

Durante o planejamento de uma aventura, um bom kit de sobrevivência é organizado e dividido em vários outros kits ou categorias. Nesse caso, o kit de sobrevivência representa o conjunto de todos os kits que foram identificados como necessários durante o planejamento da aventura.

Porém, às vezes, existem poucos riscos específicos relevantes relacionados à atividade e o planejamento acaba focando apenas em riscos gerais. Nesse caso, podemos organizar um conjunto único de objetos que irão dar uma resposta eficaz a uma grande variedade de situações emergenciais ou mais simplesmente para melhorar nosso conforto. Um caso típico, é a preparação de um kit EDC de sobrevivência urbana.

Testes em condições reais

Um bom kit de sobrevivência é um conjunto de objetos que você deve testar e melhorar sempre que necessário realizando melhorias ou trocas. Para isso, teste todo o seu material e aprenda a usar, montar ou desmontar cada equipamento rapidamente. Teste também suas técnicas e conhecimentos em situações simuladas.

Para mais informações: César Ramos, Manual de aventura e sobrevivência, volume 1 Planejamento da aventura.

Print Friendly, PDF & Email