Objetos carregados no corpo

Antes de pensar em quais objetos você deve incluir na mochila de aventura é importante enfatizar que alguns equipamentos podem ser carregados diretamente no corpo de forma a repartir o peso dos seus equipamentos e a maximizar sua segurança. No vídeo apresentado a seguir, segue uma sugestão de objetos que você poderá carregar no corpo.

Aplicação do principio das camadas: Roupas para trilha em alta montanha

As roupas são os primeiros elementos que você deve combinar e adaptar ao ambiente da sua aventura durante a fase de planejamento. Veja no vídeo apresentado a seguir, uma sugestão de roupas para a montanha e a explicação do principio das camadas.

Volume da mochila

O volume e o tamanho da mochila dependem diretamente das características da aventura e da quantidade de itens que foram identificados como indispensáveis durante a fase de planejamento. Para isso, você pode por exemplo aplicar a metodologia proposta no Manual de aventura e sobrevivência. Vol. 1: Planejamento da aventura.

Quais são os equipamentos que devemos levar na mochila?

Aqui no site, você pode encontrar várias listas indicativas de objetos versáteis que poderão ser incluídos na mochila de aventura. O vídeo que segue propõe um configuração modulável com 10, 20, 30 ou 40 itens que poderá ser adaptada.

Dependendo da duração da aventura e dos equipamentos de segurança que deverão ser incluídos na mochila, é possível mencionar quatro configurações básicas e usuais.

  1. Travessia de longa duração ou acampamento de vários dias. Nesse caso é recomendável preparar uma mochila cargueira de 60 a 70 litros que permita carregar com conforto todos os equipamentos, a água e os alimentos necessários para acampar vários dias em boas condições.
  2. Travessia de cura duração com pernoite de apenas uma noite. Nesse caso, é recomendável preparar uma mochila de tamanho médio (40 a 50 litros) que permita carregar com conforto os equipamentos, a água e os alimentos.
  3. Trilha de apenas um dia. Nesse caso, quando não existe a intenção de pernoitar no local da aventura (mas o risco existe), é recomendável preparar uma mochila leve de 22 litros a 32 litros e de carregar alguma opção de abrigo emergencial (rede de dormir, bivaque, barraca de sobrevivência).
  4. Caminhada de meio período. Nesse caso, é recomendável preparar uma mochila leve de 10 a 22 litros no máximo.

21 objetos essenciais para uma trilha sem pernoite

Veja a seguir 21 objetos que poderão ser carregados numa mochila de trilha.

Última atualização: 31 de maio de 2021

Print Friendly, PDF & Email