Clique para avaliar!
[Total: 1 Média: 5]

Trekking

Trekking é uma palavra inglesa que significa seguir um percurso pedestre na natureza, ou seja uma trilha. O trekking é conhecido como uma caminhada de longo curso que envolve pernoites em locais diversos como acampamentos, fazendas, bivaques, entre outros. O trekking é frequentemente praticado na montanha porém ele não consiste em praticar montanhismo, alpinismo ou escalada com o uso de equipamentos e de cordas.

Hiking

A caminhada de um dia em ambientes naturais que não envolve pernoite é conhecida como hiking.

Onde fazer trekking?

Os melhores lugares para o trekking são aqueles que proporcionam paisagens incríveis e prazer permanente durante a caminhada. Os melhores formas de praticar o trekking são seguir uma trilha até o topo de uma montanha, caminhar na mata para chegar numa linda cachoeira, realizar uma travessia de vários dias com acampamento, visitar um conjunto geológico, caminhar no deserto, na floresta ou na selva.

Como fazer trekking?

Para praticar trekking é essencial saber navegar com bússola e mapa e carregar objetos numa mochila confortável que irão garantir o conforto e a segurança da sua trilha. A principal regra consiste em carregar sempre roupas adequadas, alimentos, água e vários equipamentos que permitirão garantir o conforto, a segurança e o prazer da caminhada. É recomendável organizar todos os equipamentos em vários conjuntos temáticos de objetos, chamados “kits”. Os equipamentos de acampamento tais como barraca, isolante térmico e saco de dormir são pesados e voluminosos e deverão ser escolhidos em função do clima da aventura (inverno ou verão). É importante selecionar e incluir na mochila equipamentos de navegação, comunicação, sinalização, primeiros socorros e de sobrevivência que sejam adaptados ao contexto e ao local.

A arte do trekking

A arte do trekking consiste em carregar o mínimo de peso possível na mochila mas ter a maior quantidade de objetos disponíveis em caso de necessidade.