Destino

O País foi eleito como o melhor país do mundo para o turismo de aventura, aponta o ranking global Best Countries

O Brasil é o país ideal para prática de aventura e um dos melhores destinos turísticos do mundo, segundo uma pesquisa elaborada pelo portal americano US News & World Report, a consultoria BAV e a escola de negócios Wharton, da Universidade da Pensilvânia. O estudo foi apresentado durante o Fórum Econômico de Davos, na Suíça.

A pesquisa foi realizada com 60 países que concentram mais de 90% do PIB do mundo. O objetivo do estudo era “entender e quantificar a percepção global sobre as marcas países”. A Alemanha ficou em primeiro lugar no ranking geral. O Brasil figura na 20ª posição.

Entre os atributos que levaram o Brasil a ser o número 1 no ranking aventura estão: diversão, cenário e clima agradável, itens avaliados com notas acima de 8,5.

“Natureza e ecoturismo já são o 2º principal motivo das viagens a lazer realizadas por estrangeiros no País. Sendo um dos países com maior biodiversidade e seus diversos ecossistemas, o Brasil apresenta um cenário rico para esse segmento e tenho certeza que podemos avançar ainda mais”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

A pesquisa revela, ainda, que o Brasil foi lembrado pela herança cultural dos portugueses, africanos e influência indígena e por ser o país dos “loucos” por futebol. No quesito natureza, destaque para a costa litorânea com suas 4.600 milhas e o Rio Amazonas, o segundo maior do mundo.

Segurança

Quem viaja para praticar turismo de aventura também deve pensar em segurança e o Brasil lidera o processo de normalização em Ecoturismo e Turismo de Aventura com acreditação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). As normas brasileiras serviram de inspiração para normas mundiais.

Onde fazer

Cenários para praticar esportes radicais no País não faltam. Selecionamos aqui alguns esportes radicais e os destinos onde eles podem ser praticados:

  • Voo livre: Pedra Bonita (RJ), Vale do Paranã (GO), Governador Valadares (MG)
  • Paraquedismo: Boituva (SP), Campinas (SP), Brasília (DF)
  • Mountain bike: Blumenau (SC), Chapada dos Veadeiros (GO), Governador Valadares (MG)
  • Rafting: Foz do Iguaçu (PR), Brotas (SP), Paraty (RJ), Itacaré (BA)
  • Kitesurf e Windsurf: Jericoacoara (CE), São Miguel do Gostoso (RN), Florianópolis (SC)
  • Rapel: Brotas (SP), Chapada Diamantina (BA)
  • Mergulho: Bonito (MS), Fernando de Noronha (PE), Arraial do Cabo (RJ)
  • Caverna: Bonito (MS), Serra do Ramalho (BA)
  • Escalada: Monte Roraima (RR), Serra do Cipó (MG), Pedra da Boca (PB)
  • Balonismo: Rio Branco (AC), Chapada dos Veadeiros (GO)

Fonte: Portal Brasil, com informações da Embratur (publicado em 26/01/2016)

Print Friendly, PDF & Email