Saúde

“Mens sana in corpore sano” (Mente sã num corpo são).

A noção de saúde é bem mais ampla do que imaginamos. A saúde, não deve ser avaliada somente pela condição do nosso corpo, das nossas emoções e da nossa mente mas também pelos aspectos sociais, familiais e espirituais. Para poder melhorar o nosso nível de saúde global, precisamos ser capazes de mudar os nossos hábitos e adaptar continuamente nosso estilo de vida à nossa realidade atual. Você é saudável? Descubra agora qual é seu índice global de saúde e como pode melhorá-lo!

Teste

Faça o teste que segue para avaliar seu nível global de saúde. Em cada uma das 25 seções apresentadas a seguir, avalie seu nível de saúde determinando uma nota de 0 a 5. Anote seus resultados numa folha de papel e calcule seu índice global de saúde. Para isso, avalie cada seção atribuindo uma nota de 0 (nível péssimo) a 5 (nível muito bom) em função da sua condição atual. Seja honesto! Não é útil fazer um teste que não reflita sua saúde real. Você poderá fazer este teste várias vezes por ano e avaliar seus progressos. Para fazer o teste você precisa dar uma nota para cada uma das 5 seções de cada categoria. São 5 categorias de avaliação: 1. físico (condição física), 2. emoções (condição emocional), 3. mente (condição intelectual), 4. social (condição social e familiar), 5. espiritual (condição espiritual). A nota máxima é de 125 pontos (25 x 5). Calcule sua porcentagem global de saúde e as porcentagens individuais em cada categoria, para poder realizar um melhor diagnóstico.

 

Resultado e planos de ação

Após fazer a avaliação, fica fácil identificar onde pode melhorar sua saúde. A tabela que segue avalia de forma resumida seu nível global de saúde e propõe um plano de ação. É recomendável priorizar seu plano de desenvolvimento pessoal focando nas notas baixas e sobre os tópicos para os quais você consegue um retorno imediato ou rápida, tais como por exemplo aumentar a frequência de interação com a família ou com os amigos, o controle das suas emoções, a meditação para melhorar sua paz espiritual ou exercícios físicos para melhorar sua relação de força versus peso e sua resistência física. Os fatores sociais e físicos influem bastante sobre a condição emocional. Você conseguirá melhorias relevantes e rápidas da sua saúde focando primeiro sobre o que está ao seu alcance imediato. Faça o teste semestralmente, guarde e compare seus resultados ao longo do tempo para poder verificar seus progressos e retrocessos. Anote suas impressões sobre sua avaliação e os motivos de sua avaliação em cada uma das 25 seções.

Resultado Auto Diagnóstico Plano de ação
Acima de 80% Muito saudável Priorize e procure maximizar todas as notas inferiores a 5
60% a 80% Saudável Priorize e procure maximizar todas as notas inferiores a 4
50% a 60% Saúde média Priorize e procure maximizar todas as notas inferiores a 3
30% a 50% Saúde fraca Priorize e procure maximizar todas as notas inferiores a 2
0% a 30% Pouco saudável Priorize e procure maximizar todas as notas inferiores a 2

 

Print Friendly, PDF & Email