Como chegar no topo do Brasil saindo de São Paulo?
Vamos analisar juntos o desafio? O “Pico da Neblina”, pico mais alto do Brasil com 3000 metros, fica em plena selva amazônica. Chegar lá é uma verdadeira expedição de 10 a 15 dias.
Roteiro:
- Viagem de avião de São Paulo até Manaus.
- Viagem de avião de Manaus até São Gabriel da Cachoeira (distante 850 km de Manaus).
- Viagem de caminhonete 4×4 na pista que liga São Gabriel da Cachoeira a Cucuí até “Igarapé do Lá Mirim” (km85 a direita).
- Navegação em “voadeira” que é um pequeno barco com motor de popa de no máximo 45HP (ver vídeo) subindo os rios Cauaburí e Tucano até a “Boca do Tucano onde fica o início da trilha (altitude de 150 metros).
- Vários dias de trilha para percorrer 36kms com a mochila nas costas na selva amazônica com todos seus riscos, seus animais, seus insetos, suas doenças e sua lama. Os pontos de acampamento são separados entre eles por 3 a 5 horas de caminhada na selva. As trilhas começam as 08h00 e terminam as 14h00. O crepúsculo cai muito cedo na selva. É necessário parar cedo para montar o acampamento na selva e cozinhar. Cada grupo deve planejar seu ritmo de progressão. Do último acampamento ao pico, são 10 horas ida e volta de escalaminhada para ir e voltar ao acampamento no mesmo dia. Apenas um pequeno trecho da ascensão final até o cume requer o uso de corda.
- Após chegar no cume e cumprir o desafio é preciso repetir todo percurso para voltar para casa.
A primeira expedição ao Pico da Neblina, em outubro de 1964 não chegou a atingir o seu cume. Esse desafio inspira realmente muito respeito.